top of page
Concurso "Espacio Mahou" - Madrid
Julho 2015
 
   

A cervejeira Mahou lançou um concurso para remodelação do Palacio do Duque do Infantado em Madrid para um espaço de divulgação da sua história e da cultura cervejeira, incluindo uma microprodução de cerveja para ser degustada no bar no final da visita.
Na nossa proposta procuramos respeitar o edifício existente dando destaque à textura das paredes de tijolo. São criados novos acessos e dois percursos em torno do pátio um para as exposições no piso térreo e outro para a microprodução de cerveja que termina no bar para a sua degustação.

 

Remodelação interior quarto de criança
Batalha
Setembro 2015
 
   

Com o crescimento das crianças mudam os seus interesses e as suas necessidades. Para este projecto, o quarto precisava de espaço, e a inclusão de uma área dedicada ao estudo. Para isso reposicionou-se a cama por forma a libertar a parede de fundo onde se colocou a secretária, o revestimento dessa parede é feito em cortiça que dá mais conforto ao quarto e permite afixar anotações e desenhos. 

No restante espaço procura-se recriar um ambiente ligado à natureza com silhuetas de árvores e animais recortados em madeira, os temas favoritos da criança.

 

Remodelação interior quarto de brincar
Batalha
Setembro 2015
   

As casas evoluem e adaptam-se às necessidades dos vários momentos da vida. Neste projecto um antigo escritório deveria transformar-se para dar lugar a um espaço lúdico para duas crianças. Decidimos conceber duas áreas distintas: uma zona de tv e multimédia, junto à entrada, que se distingue pelo pé-direito rebaixado com apontamentos de cor suave e com um ripado de bétula com velatura branca que a separa da segunda zona, a de trabalhos manuais, desenho e leitura, situada  junto à janela, assumindo um carácter mais oficinal. Procurou-se criar um ambiente dedicado às crianças com cor e temas do seu agrado e ao mesmo proporcionar o conforto dado pelas madeiras, articulando o mobiliário pré-existente com as novas peças adicionadas de forma a valorizar o espaço

Remodelação Farmácia - Batalha
Setembro 2015
 
   

Foi-nos pedida a remodelação de uma farmácia por forma renovar a imagem do espaço mas sobretudo torna-lo mais funcional melhorando o atendimento dos clientes.

Propusemos uma alteração ligeira sobretudo com mobiliário destacando-se os balcões de atendimento que foram desenhados tendo em conta necessidades dos empregados e através do seu desenho e posicionamento permitiu desafogar o espaço reservado aos clientes que era também uma premissa importante.

 

Concurso Resort Quitundo - Angola
Março 2015
 
Em parceria com o arq. Pedro Chaves       
 

O desenho parte de um conceito simples: direcionar o observador à paisagem, encarando as lâminas como elementos que pautam o terreno, fazendo convergir os olhares dos visitantes aos diversos cenários, tanto a paisagem natural (lagoa), como a paisagem desenhada (áreas verdes, piscinas e praças). A proposta "agarra-se" ao terreno com a estabilizaçao de algumas cotas chave,  solução que permite simplificar os acessos ao programa. A cota 196 tem o principal destaque, marcando a entrada no complexo com uma plataforma que se prolonga até à piscina panorâmica sobre a paisagem, apontada a lagoa. Procurou-se relectir sobre o conceito de resort, sendo criada uma simbiose entre arquitectura, materialidade e natureza.

Remodelação de apartamento para habitação - Leiria
Dezembro 2014
​

O apartamento apresentava um estado de conservação razoável daí que a intervenção proposta foi no sentido de melhorar a funcionalidade do espaço com maior incidência na zona de sala e acesso ao piso de sotão.

A restante intervenção "cirúrgica" é conseguida através de mobiliário faz a divisão de alguns espaços. Pretende-se a reparar e conservar a maior parte dos materiais respeitando a memória do antigo apartamento e fazendo apontamentos de outros materiais distinguindo o antigo do recente sem equívoco.

Remodelação de apartamento para cowork - Leiria
Dezembro 2014
​

O desafio de adaptar um apartamento para espaço de cowork numa operação mínima e de baixos custos foi muito estimulante. A nossa proposta consiste em criar um elemento contínuo em placas de OSB que percorre o corredor e que desce na entrada de cada sala que integra todas as infraestruturas e redes necessárias ao funcionamento dos diversos espaços.

É proposto também o melhoramento da copa e a criação de um pequeno espaço de estar adjacente para uma pausa relaxada dos usuários.

Concurso Centro Sociocultural Reinosa - Espanha
Dezembro 2013
​

O projecto partiu da análise das pré-existentências e na sua envolvente. As paredes que resistiram ao incêndio por si só não justificavam o esforço por mantê-las, o que iria lembrar um acontecimento trágico e devastador. No entanto, a importância que o  mercado teve noutros tempos para Reinosa é indiscutível. A proposta agarrou-se a essa memória, fazendo uma alusão à forma tão vincada do mercado mas reinterpretando-a numa forma contemporânea. Assim, os três volumes pousam sobre o embasamento alinhados com a fachada sudeste, resultando numa boa integração no tecido urbano, com momentos de estreita relação entre espaços interiores e exteriores.

Remodelação instalações sanitárias
Batalha
Julho 2016
  

 

Foram estabelecidas duas premissas orientadoras para a intervenção a efectuar nas duas instalações sanitárias: dotar o espaço de maior funcionalidade e torná-lo mais confortável. A racionalidade e a economia de meios levaram à criação de soluções semelhantes para ambas. Enquanto uma parede/móvel em "Viroc" resolve todas as instalações técnicas e de arrumação, as madeiras, o mosaico hidráulico e a iluminação conferem uma vivência mais acolhedora ao espaço.  

Clínica médica - Batalha
(estudo prévio)
 
Setembro 2016  

 

Era necessário reconverter um apartamento habitacional de forma a dotá-lo de todas as condições necessárias ao funcionamento de uma pequena clínica médica. Através do desenho, da escolha dos materiais e da paleta cromática pretendeu-se romper com os convencionalismos associados aos espaços médicos frios e assépticos, procurando-se criar um espaço harmonioso mais próximo da escala doméstica do que do espaço hospitalar. No que diz respeito à organização funcional, a clínica divide-se em duas áreas distintas: a zona de recepção e espera junto à entrada e a zona de gabinetes médicos mais resguardada.

Ampliação prédio de rendimento - Leiria
(estudo prévio)
 
Janeiro 2017  

 

Foi-nos solicitado um estudo para a ampliação de um prédio habitacional dos anos 40. A intervenção assume a sua contemporaneidade num diálogo de respeito com o existente, procurando fazer a transição de escala entre as moradias unifamiliares de bairro e as construções mais recentes de maior cércea. Nos dois novos apartamentos propostos para as águas-furtadas procurou-se o equilíbrio entre a urbanidade do desenho fluído e descomprometido do espaço e o conforto introduzido pelos revestimentos escolhidos, com predominância da madeira, e pelo volume da lareira que domina a área comum da habitação.

​

bottom of page